Caponata de berinjela Siciliana

Para  quem vai aproveitar os dias de descanso e ficar em casa, longe da agitação, e receber amigos, cozinhar, curtir a família e  passar momentos gostosos juntos, eu separei  uma  receita  deliciosa e muito fácil de fazer.

Eu adaptei a receita a minha moda,  retirei a casca e não coloquei pimenta nem alcaparra, apesar de gostar muito, pessoalmente acho que fica mais leve,  sempre  procuro fazer uns dois dias antes de servir, fica mais saborosa.

Vamos a receita!

???????????????????????????????

A Caponata é uma receita secular do sul da Itália que além de muito saborosa e saudável é muito versátil. Podendo ser servida como aperitivo, entrada ou como molho para massas e peixes e o melhor de tudo, é que a Caponata fica cada dia mais gostosa se conservada em geladeira.  É super fácil e prático de preparar e de sucesso garantido! Uma entradinha para todas as horas, ela consegue agradar até mesmo a quem não gosta muito de berinjela.

Ingredientes:

Foto 2 Caponata
. 2 berinjelas grandes
. 3 pimentões pequenos: vermelho,  amarelo e verde
. 1 cebola branca média
. 2 dentes de alho picados
. 200 g de azeitonas verdes picadas
. 50 g de uvas passas brancas
. 100 ml de azeite extravirgem
. 2 colheres (sopa) aceto (vinagre) balsâmico
. 1/2 colher (chá) de orégano
. 3 colheres (sopa) de folhas de manjericão
. 1 colher (chá) de açúcar
. sal a gosto
. salsinha a gosto
. pão italiano para servir
Modo de preparo:
Lave bem as berinjelas, corte no sentido do comprimento, e deixe de molho na água com sal por 15 minutos. Retire as sementes dos pimentões e corte em tirinhas, faça o mesmo com  a cebola. Previamente aqueça o forno a 200 graus. Regue uma assadeira com 3 colheres (sopa) de azeite e disponha as tirinhas de berinjela, pimentão e cebola na assadeira. Tempere com sal e pimenta e acrescente mais 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno para assar por aproximadamente 25 minutos mexendo com uma colher na metade do tempo para não pegar no fundo.
Caponata foto 3
Nos 5 minutos finais adicione na assadeira  as uvas passas, o orégano e as azeitonas e volte ao forno. Depois que as berinjelas e os demais legumes estiverem bem assados coloque em um refratário e acrescente as folhas de manjericão, o açúcar, o aceto (vinagre) balsâmico e o restante do azeite. Prove e acerte o sal se necessário e deixe esfriar. Conserve em geladeira e sirva como entrada ou aperitivo com fatias de pão italiano acompanhando de um bom vinho tinto!
Fica a dica!
Bom carnaval pessoal!
Verônica
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s