O arroz doce de minha mãe

Essa receita de arroz doce é muito comum, mas ao mesmo tempo muito especial,  eu tenho uma relação de afeto e saudade com o arroz doce.

Nos finais de semana, minha mãe sempre fazia, principalmente no inverno, ela revezava entre arroz doce e canjica, que  ás vezes ela chamava de “mugunzá. Meu preferido sempre foi o arroz doce , que era  de uma consistência extremamente cremosa, e a cozinha ficava com um aroma de canela maravilhoso.

Arroz doce receita mãe

Hoje me deu uma vontade tão grande de comer o arroz doce dela! Ela não se lembra mais da receita e nem que foi uma excelente cozinheira um dia,  já comentei em outro post que há alguns anos minha mãe desenvolveu uma  doença neuro-degenerativa, o Alzheimer, e hoje está em uma fase bastante avançada, relembrar as fases boas que passamos juntos, é sempre uma alegria.

Mesmo sabendo que não ficaria igual o dela, resolvi fazer, fui para a cozinha, separei os ingredientes,  fiquei mexendo a panela e  relembrando de como ela fazia, e acho que cheguei bem próximo, nunca conseguirei fazer com o mesmo gostinho que tenho na memória, afinal tem um toque que era só dela!

A minha receita:

  • 1,5 xícara de arroz
  • 1,5 litro de leite
  • cravo ( a gosto)
  • Leite condensado ( usei pouco mais de meia lata)
  • 100 ml de creme de leite ( não sei se ela usava creme de leite, mas pela cremosidade que ficava, eu arrisquei)

Cozinhar o arroz no leite, Fui colocando aos poucos. Quando o arroz chegar ao ponto de cozido e macio, misture o leite condensado,  e em fogo baixo, deixe engrossar um pouquinho. Retire do fogo e acrescente o creme de leite, misture bem e deixe esfriar. Polvilhe com canela a gosto e leve a geladeira ( eu particularmente gosto de comer ele bem morninho)

arroz doce mamãe Zilda

Um doce tão simples, mas que representa tanto para mim, cada bocado uma lembrança e uma saudade.

Cozinhar já é muito bom, cozinhar recordando de histórias que vivemos é melhor ainda.

Um bom dia para vocês!

 

Verônica

 

 

 

Deixe um comentário

